Concerto Avenida - MMA em 1909!

Hoje, o MMA é uma febre e se tornou um esporte cheio de regras. Porém, em seus primórdios tratava-se de um confronto entre lutadores de artes marciais diferentes para decidir qual era a melhor. Nesse post segue um pouco de informação para quem acha que essa idéia começou com o UFC. 

Abaixo, uma foto do antigo Concerto Avenida - ou Pavilhão Internacional Paschoal Segreto - que ficava na atual Av. Rio Branco, onde hoje está o prédio da Caixa Econômica Federal.




Era um local onde diversos tipos de eventos aconteciam: lutas, apresentações musicais, rinks de patinação eram montados, exibição de filmes, etc. Sua fama não era das melhores na alta sociedade, até por causa de eventos como esse que vou narrar.

Em maio de 1909 aconteceu uma luta entre um lutador de jiu-jitsu chamado Sada Miako - contratado para treinar millitares da Marinha do Brasil - e um capoeirista brasileiro chamado Cyriaco, contratado por curiosos que queriam saber qual das duas lutas era mais eficiente.

Interessante observar que naquele período a prática da capoeira era crime, então o evento aconteceu com autorização da polícia, que caracterizou a capoeira como "luta brasileira".

A luta foi muito rápida. No primeiro golpe, Cyriaco aplicou um rabo-de-arraia que nocauteou o lutador japonês, que nem quis a revanche oferecida na hora pelo capoeirista.

Imediatamente após a vitória, a capoeira recebeu diversos artigos na imprensa defendendo "jogo brasileiro", sugerindo, inclusive, sistematização do ensino nas escolas, etc. Abaixo, trechos da Revista da Semana, de 30 de maio de 1909, que mostra Ciryaco executando alguns movimentos de capoeira, e também de O Malho, de 15 de maio de 1909. A capoeira só deixaria de ser crime com a instituição do código penal de 1940.



Revista da Semana de 30 de maio de 1909
Revista da Semana de 30 de maio de 1909

O Malho, 15 de maio de 1909







Revista O Malho de 8 de maio de 1909.

Comentários

  1. F A N T Á S T I C O !!
    Esse blog tem que bombar.

    ResponderExcluir
  2. Cara, se vc faz isso nas suas horas de ócio, imagine se estivesse produzindo essa história acessível em tempo integral. Já tinha ouvido sobre essa luta - acho que na academia de karatê - mas nunca tinha lido nada que comprovasse.
    abraço!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prédios Neoclássicos do Rio de Janeiro

De Largo do Matadouro à Praça da Bandeira

Arquitetura Neomourisca no Rio de Janeiro